Quem não gosta de passar os dias de folga estirado no sofá, jogado na cama, relaxando na cadeira ou mexendo no celular quase o dia inteiro?
Férias também tem a ver com descanso corporal, mas você já parou para pensar em como nossa postura nesses períodos pode interferir no bem-estar físico?
No texto de hoje, o médico do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Alexander Rossato, vai dar dicas de como aproveitar essa época do ano sem se queixar de dores locais. Então, se ajeite na cadeira e boa leitura!
Ergonomia
Ficar sentado por muito tempo é uma das ações mais estressantes para os discos intervertebrais. Nesse sentido, pesquisas revelam que a posição sentada aumenta a pressão lombar em 40% quando comparada à posição em pé. Consequentemente, o corpo sofre com a compressão dos discos, o que pode desencadear crises de dores lombares.
Evite Dores
– Se estiver viajando, levante-se e caminhe por cinco minutos a cada hora de viagem;
– Coloque um suporte (como uma almofada) na região lombar;
– Mantenha a postura ereta, com os pés apoiados no chão e as costas bem apoiadas no encosto da cadeira ou sofá;
– Faça pausas regulares a cada 30 minutos para alongar-se.
Bagagens pesadas
O esforço súbito para levantar malas pesadas é o principal gatilho para lesões agudas. Sobre esse ponto, a American Chiropractic Association (ACA) recomenda que mochilas e bolsas nunca ultrapassem 10% do seu peso corporal. Carregar excesso de carga de um lado só do corpo desalinha o eixo da coluna e sobrecarrega os ombros.
Dicas para uma viagem ser dor
– Priorize malas com quatro rodas que giram 360°, mantendo-as sempre ao lado do corpo.
-Flexione os joelhos e use a força das pernas para guardá-la em compartimentos altos.
-Evite girar o tronco enquanto levanta a mala, pois essa combinação é a maior causa de hérnias de disco agudas.
Mudança de ambiente
Mudar de cama e travesseiro com frequência durante as férias costuma resultar em torcicolos. Inclusive, um estudo do Journal of Pain Research aponta que travesseiros com altura inadequada causam até 25% das queixas de rigidez matinal.
Sono Reparador
– Ajuste o travesseiro para que ele preencha exatamente o espaço entre o seu ombro e a sua orelha.
De cabeça na tela
Embora seja um hábito comum, passar muitas horas com a cabeça baixa na hora de usar o celular gera uma sobrecarga brutal na cervical. De acordo com a OMS, a cabeça humana pesa cerca de 5 kg em posição neutra. Contudo, ao inclinar o pescoço em 60°, você impõe uma carga de 27 kg sobre a sua coluna.
Segundo o Dr. Alexander Rossato, essa postura é prejudicial, pois além de dar dores no pescoço, também pode degenerar a coluna. “A tendência é que ocorra um esgotamento progressivo nessa região e a dor se torne crônica”, comenta.
Melhore a postura
– Eleve o seu dispositivo até a altura dos olhos em vez de baixar a cabeça;
– Utilize as almofadas de pescoço para sustentar o crânio e reduzir a fadiga muscular durante o trajeto;
– Faça pausas e se alongue a cada 30 minutos.
Na Mídia
O uso excessivo de dispositivos móveis pode acarretar problemas sérios para saúde física e mental da população. Dores nas costas, ombros e pescoço são cada vez mais comuns, principalmente entre jovens. O Dr. Alexander Rossato, especialista em coluna do Hospital Ortopédico AACD, falou um pouco sobre a chamada síndrome do pescoço de texto em uma reportagem para o Jornal da Tarde, da TV Cultura. Confira:
Por Giovanna Miranda Gomes
Acompanhe o Hospital Ortopédico AACD
Você costuma acompanhar notícias de saúde ortopédica nas redes sociais? Então, siga o Hospital Ortopédico AACD no Instagram e no Facebook. Além disso, o nosso blog “Vida em Movimento” conta com publicações constantes. Dessa forma, você se mantem sempre informado e atualizado.

