Dor nas costas: principais causas, sintomas e tratamentos

Tempo de leitura: 3 minutos

Sentiu uma pontada nas costas após pegar peso? As dores nas costas podem resultar de várias patologias e situações diferentes, por isso é importante buscar um diagnóstico médico o mais rápido possível.

Nesse blog, o Dr. Alexander Rossato , médico especialista do Hospital Ortopédico AACD, explica sobre as principais causas e tratamentos para as dores nas costas.

O que pode causar a dor nas costas?

Homem com dor nas costas

A dor nas costas podem resultar de diversas patologias ou lesões na região da coluna vertebral. Os problemas musculares causados por má postura, levantamento de pesos ou cansaço podem ser uma das razões para as dores acontecerem, mas não a única. Confira outras patologias que podem causar as dores nas costas:

Os principais sintomas

Além da dor aguda ou intermitente na região inferior das costas e que se irradia para as pernas, alguns outros sintomas podem aparecer como:

  • Dificuldade para se movimentar ou ficar em pé por longos períodos
  • Formigamento e sensação de dormência
  • Fraqueza nos braços ou nas pernas
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga

Prevenção de dores nas costas

Lesões são mais difíceis de prever, mas manter a saúde da coluna em dia pode ajudar na prevenção de dores. Por isso, algumas atividades podem ser essenciais:

  • Fazer ajustes ergonômicos em seu local de trabalho;
  • Manter a postura correta;
  • Fazer alongamentos e praticar exercícios físicos regularmente;
  • Usar sapatos confortáveis;
  • Alternar de posição frequentemente;
  • Dar intervalos para caminhar ou se sentar;

Quando procurar um médico?

Procure um médico em casos de dores muito fortes e persistentes ou se elas forem acompanhadas de outros sintomas, como irradiação para os membros inferiores, formigamento e perda de força.

Os tratamentos

Geralmente, o tratamento varia muito pela patologia, o grau da lesão e as respostas do paciente ao tratamento conservador. Descansar, fazer alongamentos, aplicar compressas quentes ou frias, tomar analgésicos ou anti-inflamatórios, fazer massagens, praticar exercícios físicos, fazer fisioterapia e acupuntura fazem parte do tratamento mais conservador.

Nos tratamentos cirúrgicos, utilizados em patologias como dores crônicas, escoliose e lesões mais graves ou quando as opções conservadoras não surtem efeito, há algumas opções para diferentes patologias:

  • Denervação percutânea de faceta articular por segmento: o procedimento é minimamente invasivo onde agulhas são colocadas em lugares específicos da coluna vertebral para a infusão de medicamentos.
  • Artrodese de coluna com instrumentação por segmento: método de tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade. Geralmente, os profissionais realizam a cirurgia nos segmentos, fundindo um ou mais deles com instrumentos como parafusos, barras e ganchos para ajudar na cicatrização óssea.
  • Cirurgia de coluna por via endoscópica: é um procedimento onde a coluna vertebral é operada por endoscopia e as partes danificadas do disco são retiradas.
  • Artrodese de coluna via anterior ou póstero lateral: assim como a com instrumentação por segmento, a artrodese de coluna via anterior ou póstero lateral tem como objetivo estabilizar a coluna. No caso da feita via anterior, a cirurgia é realizada pela frente da coluna, através de uma incisão abdominal ou torácica. Já na póstero lateral, a incisão é feita na parte posterior da coluna.
  • Microdiscectomia ou discectomia: a cirurgia para retirada da hérnia de disco tóroco-lombar pode acontecer de dois jeitos. O mais comum é o por microdiscectomia, ou seja, o cirurgião retira a hérnia com ajuda de um microscópio. Em contrapartida, a discectomia é a cirurgia feita por endoscopia.
  • Rizotomia percutânea por segmento: tratamento mais indicado para artrite ou artrose facetarias, a rizotomia utiliza de ondas de calor para tratamento de dores crônicas.
  • Bloqueio de nervo periférico: técnica anestésica que injeta medicamento perto de um nervo para bloquear a dor.
  • Cirurgia para escoliose: apesar de também existirem outros tratamentos para a escoliose, a cirurgia é feita para corrigir a curvatura e  fazer o ajuste adequado da estrutura óssea da coluna do paciente.
  • Tratamento microcirúrgico do canal vertebral estreito por segmento: mais utilizado para tratar a estenose do canal vertebral, a cirurgia é feita para retirar as estruturas que causam a compressão dos nervos.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame