“Ossos de vidro”: Hospital Ortopédico AACD faz cirurgia inédita

Procedimento inédito na literatura médica mundial pode ser uma alternativa para pessoas com diagnóstico de Osteogênese Imperfeita, doença rara popoularmente conhecida como "ossos de vidro"
Tempo de leitura: 2 minutos

Após uma série de procedimentos cirúrgicos nos dois joelhos que não levaram à estabilização esperada, o assessor de investimentos Flávio Camargo de Freitas, de 58 anos, conseguiu o que precisava no Hospital Ortopédico AACD por meio de uma cirurgia inédita na literatura médica mundial para casos de “ossos de vidro”.

Primeiramente, o paciente tem o diagnóstico de Osteogênese Imperfeita, conhecida popularmente como “ossos de vidro”, e apresentava dificuldades para se locomover sem apoios. Porém, essa realidade mudou após a realização de uma artroplastia de joelho com prótese em dobradiça, um procedimento inédito.

O Hospital Ortopédico AACD realizou uma cirurgia de joelho que é inédita na literatura médica mundial. Procedimento pode ser uma alternativa para pessoas com diagnóstico de Osteogênese Imperfeita, doença rara também conhecida como "Ossos de Vidro"

Mesmo com outros implantes, essa cirurgia não é comum para pessoas com “ossos de vidro”, já que esses pacientes apresentam variados níveis de resistência óssea que podem levar a algum tipo de comprometimento. Só para ilustrar, a prevalência da doença é de cerca de 7 casos a cada 100 mil pessoas no mundo.

Palavra do especialista

“Por se tratar de algo inédito, foi preciso bastante planejamento. Foram cerca de 6 meses entre preparação e cirurgia. Além de uma variedade de exames de imagem e procedimentos necessários para remoção de parafusos, fizemos uma cirurgia prévia em uma maquete óssea 3D com base no joelho do paciente para testar a prótese”, explica o ortopedista e especialista em joelho do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Rodrigo Zuccon.

O procedimento durou em torno de duas horas. O resultado foi um sucesso e o paciente irá repetir o procedimento no outro joelho ainda neste primeiro semestre. Para o Dr. Zuccon, a cirurgia passa a ser uma alternativa para pacientes com perfil parecido com o dele. “Temos que analisar caso a caso, mas com certeza esse procedimento poderá ser replicado a partir de agora”, pondera o ortopedista.

Repercussão na mídia

Esse acontecimento inédito foi destaque em matéria da revista Veja. Leia na íntegra!

Acompanhe o Hospital Ortopédico AACD

Imagine que prático acessar um conteúdo como esse na rede social! Então, siga o Hospital no Instagram e ative as notificações para ficar por dentro das próximas publicações.

Quer ler mais dicas de saúde? Acesse a aba Notícias em nosso site e mantenha-se atualizado!

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame