Pubalgia em atletas é destaque na imprensa

Tempo de leitura: 2 minutos
Resumo da notícia:

- A pubalgia representa até 13% das lesões em atletas, sendo um problema recorrente na rotina dos clubes.
- Durante a Data FIFA de novembro, Lamine Yamal foi cortado da seleção espanhola por dores no púbis.
- Especialistas do Hospital Ortopédico AACD explicaram ao Globo Esporte que a causa está relacionada à sobrecarga gerada por movimentos repetitivos de chute.
- Ao Lance!, outro especialista destacou que o tratamento envolve anti-inflamatórios, fisioterapia, repouso inicial e prevenção com alongamento e fortalecimento muscular.

Lamine Yamal, jogador de Barcelona,, foi cortado da Seleção Espanhola por um tratamento invasivo de uma pubalgia
Foto: Frank Fife/AFP

O convívio de atletas com as lesões ortopédicas é tão recorrente e instável, que o tratamento para algumas patologias já entra na parte da rotina. A pubalgia é um dos exemplos mais clássicos, por representar até 13% das lesões.

A pubalgia é uma inflamação que atinge os tendões da região pélvica, causando desconforto e, em muitos casos, afastando atletas por semanas ou até meses. Os principais sintomas são: dores localizadas, sensibilidade e sensação de queimação.

Quer entender mais sobre pubalgia? Confira a matéria no blog

Durante a Data FIFA de novembro, a seleção cortou o astro do Barcelona e da Espanha, Lamine Yamal, por conta de dores na região do púbis. Os especialistas do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Marco Rudelli e Dr. Ricardo Soares foram procurados pela imprensa para falar sobre os casos.

Em entrevista ao Globo Esporte, o especialista em quadril do Hospital Ortopédico AACD, Marco Rudelli, falou sobre como a pubalgia pode surgir na rotina do atleta.

“Movimentos vigorosos de contração abdominal e dos adutores podem levar a sobrecarga nesse tendão conjunto levando à inflamação e dor, principalmente em jogadores de futebol que realizam frequentemente esse movimento para chutar a bola”, comentou o especialista. 

Confira a matéria sobre a lesão de Lamine Yamal no Globo Esporte

Segundo o Dr. Ricardo Soares, em matéria ao Lance!, o tratamento para a pubalgia se resume no uso de anti-inflamatórios e fisioterapia.

“Tem que avaliar como está o equilíbrio muscular, principalmente o encurtamento dos adutores, que é o principal fator associado a essa condição clínica, e um certo enfraquecimento da musculatura abdominal. Na fase aguda, inicial, o repouso de 7 a 14 dias pra desinflamar a área. A prevenção é fazer acompanhamento com alongamento gradual dos adutores e fortalecimento muscular continuo”, explicou o especialista em joelho.

Confira a matéria sobre a lesão de Lamine Yamal no Lance!

Marque sua consulta no Hospital Ortopédico AACD

Conheça nosso Centro Médico especializado em ortopedia para obter os melhores diagnósticos e tratamentos de acordo com as suas necessidades! Atendemos particulares e diversos planos de saúde.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame