Paciente do Hospital Ortopédico AACD com mielomeningocele é destaque na imprensa

Tempo de leitura: 2 minutos
Resumo da notícia:

• Mielomeningocele é uma forma grave de espinha bífida que pode causar dificuldades motoras, neurológicas e de locomoção.

• A história de Gabriela Lemma, de 5 anos, que faz tratamento na AACD, ganhou destaque ao mostrar os desafios da condição e sua rotina de cirurgias. Sua mãe, Liliane, compartilhou o relato em entrevista ao UOL Viva Bem.

• Médico do Hospital Ortopédico AACD explica que as cirurgias ajudam a melhorar a postura e a qualidade de vida dos pacientes com mielomeningocele.

Gabriela ficou 180 dias internada e enfrentou 11 cirurgias por conta de uma mielomeningoceleA mielomeningocele é uma forma grave em que a pessoa tem uma espinha bífida, quando a coluna vertebral e o tubo neural não se fecham por completo antes do nascimento. Isso expõe a medula espinhal e os nervos, o que impacta diretamente as funções motoras e neurológicas. Além disso, como consequências, também podem aparecer características como a hidrocefalia, problemas de locomoção e a disfunção urinária e fecal. Seu tratamento, além do acompanhamento multidisciplinar, pode envolver cirurgias para fechar a coluna e o tubo neural.

Como forma de  conscientização da população sobre o tema, o compartilhamento de  histórias de vida de pessoas com a condição chama a atenção da imprensa. Foi o que aconteceu com a história de Gabriela Lemma, de 5 anos, que chegou ao Hospital Ortopédico AACD por conta do tratamento de escoliose – o que também influenciava a abertura de feridas em sua coluna. Quem contou a história foi Liliane Lemma, mãe de Gabriela, que descobriu que estava grávida enquanto fazia exame para tratar um câncer de mama. 

Mielomeningocele é destaque na imprensa

Em entrevista ao UOL Viva Bem, Liliane contou que Gabriela já passou por 11 cirurgias e passou 180 dias internada. “Primeiro, tentaram um método em que o aparelho na coluna vai crescendo com a criança, mas não deu certo, o osso não aguentou a fixação. Trocaram por outro método e, daqui a um tempo, vai operar de novo, mexer nos parafusos para poder crescer”, explicou Liliane.

Segundo o médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, Paulo Cavali, a mielomeningocele pode trazer aos pacientes dificuldade para sentar e, por ficarem inclinados para frente, impossibilita atividades como mexer no computador e escrever por conta da postura. A cirurgia serve para alinhar a coluna e aumentar o volume abdominal e da caixa torácica, que também podem levar a complicações respiratórias e nutricionais se comprimidos. “Se não fizermos nada disso, a qualidade de vida e a perspectiva de vida são muito reduzidas”, diz o médico.

Confira a história completa na matéria do UOL Viva Bem

Marque sua consulta no Hospital Ortopédico AACD

Conheça nosso Centro Médico especializado em ortopedia para obter os melhores diagnósticos e tratamentos de acordo com as suas necessidades! Atendemos particulares e diversos planos de saúde.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame