Ortopedia pediátrica: prevenir é melhor que remediar

Tempo de leitura: 2 minutos

O Dia Mundial da Infância é comemorado dia 21 de março. O Hospital Ortopédico AACD possui uma equipe de Ortopedia Pediátrica composta por cirurgiões ortopédicos altamente especializados, reconhecidos por sua experiência em tratar uma ampla variedade de condições de saúde durante a infância e prevenir problemas futuros.

Mais do que cuidar de lesões traumáticas, o ortopedista pediátrico atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de patologias que afetam o sistema locomotor de bebês, crianças e adolescentes. Muitas patologias ortopédicas dos adultos poderiam ser prevenidas ou tratadas de forma simples se tivessem sido diagnosticadas ainda na infância, quando o corpo estava se desenvolvendo. Isso evitaria a evolução para quadros mais complexos que poderiam exigir cirurgia.

Quando é hora de procurar o ortopedista pediátrico?

Ortopedista pediátrica examinando uma criança

Os ortopedistas pediátricos do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Mauro Morais e Dr. Alexandre Zuccon, mostram quais sinais merecem atenção e devem ser avaliados por especialistas. Confira:

  • Pé torto congênito: O especialista deve tratar a patologia precocemente  por ela ocorrer quando o bebê nasce com um ou os dois pés virados para dentro.
  • Pé plano ou chato: comum entre os 2 e 6 anos de idade, geralmente não representa problema ortopédico. Porém, se a criança sentir dor, agende uma consulta para certificar que não se trata de outros diagnósticos possíveis.
  • Alteração no andar: até os 3 anos de idade ocorre o desenvolvimento da marcha e podem ocorrer mudanças no jeito de andar. O ortopedista pediátrico deve avaliar alterações como andar na ponta dos pés após essa faixa etária.
  • Alinhamento das pernas: até os 2 anos, as pernas arqueadas (joelho varo) em geral se corrigem naturalmente. Mas, se o problema persistir, busque avaliação de um especialista. O joelho em X (joelho valgo), comum dos 3 aos 6 anos, também costuma se corrigir naturalmente. Porém, em casos mais acentuados, você precisa procurar um ortopedista pediátrico se a dor continuar.

Dor do crescimento: mito ou verdade?

Segundo os especialistas, a dor do crescimento é real e é mais comum surgir entre cinco e 10 anos de vida e atinge os membros inferiores, principalmente no fim do dia. Mas, se for constante e limitar as atividades diárias, a avaliação de um ortopedista pediátrico é importante.

Repercussão na imprensa

Clique  aqui para conferir o conteúdo postado no Correio do Povo onde especialistas  Dr. Mauro Morais e Dr. Alexandre Zuccon ofereceram dicas sobre prevenção e o melhor momento para consultar um ortopedista pediátrico.

Já na matéria veiculada na Tv Evangelizar, o especialista Dr. Francisco Violante abordou os primeiros sinais de quando devemos procurar um ortopedista, além de discutir a dor do crescimento e os fundamentos técnicos relacionados.

 Marque sua consulta no Hospital Ortopédico AACD

Conheça nosso Centro Médico especializado em ortopedia para obter os melhores diagnósticos e tratamentos de acordo com as suas necessidades! Atendemos particulares e diversos planos de saúde.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame