Quanto tempo fora? Entenda a recuperação das principais lesões no futebol

Tempo de leitura: 2 minutos

As lesões no futebol são tão comuns que já fazem parte do noticiário esportivo. Mesmo assim, quando elas ocorrem, o tempo de recuperação pode variar com o tipo, gravidade e região afetada.

O Dr. Ricardo Soares, especialista em joelho do Hospital Ortopédico AACD, foi entrevistado pelo site Globo Esporte para apresentar os principais cenários enfrentados por atletas e seus respectivos tempos de recuperação.

As lesões mais comuns no futebol

O tempo de recuperação de lesões no futebol pode variar com o tipo, gravidade e região afetada.

As lesões mais comuns no futebol são musculares, pois os músculos estão em constante atividade durante o jogo. Além de movimentos “explosivos”, como sprints e mudança repentina de direção, qualquer sobrecarga, fadiga ou movimento errado pode ocasionar uma nova lesão. Segundo o especialista, o período recuperação varia de acordo com a gravidade e nível de dor.

Além disso, vale lembrar que os jogadores estão mais suscetíveis às lesões no começo e no fim da temporada. “Há desequilíbrio muscular por conta do retorno das férias. No fim, a fadiga acumulada ao longo dos jogos aumenta o risco”, reforça o médico.

No caso de lesões em ligamentos, a mais temida pelos jogadores é o rompimento do Ligamento Cruzado Anterior, também conhecido como LCA. Segundo Soares, o prazo mínimo de retorno aos gramados, em casos cirúrgicos, é de oito meses. “Já houve um tempo em que se falava em retorno com cinco ou seis meses, mas os estudos mostraram que o risco de nova lesão é alto”, esclarece o especialista.

A lesão mais preocupante

As lesões que envolvem cartilagem têm um prognóstico mais variável, por conta de sua cicatrização limitada. Isso acontece por não receberem sangue diretamente e geralmente aparecerem junto a outras lesões, algo que atrapalha o processo de recuperação.

“Quando há lesão de cartilagem junto com o ligamento o joelho muitas vezes não desenvolve bem a musculatura por dor constante. Dessa forma, a recuperação não é plena, e o atleta entra num ciclo de vai e vem”, explica.

Clique aqui para ler a matéria do site Globo Esporte na íntegra

Marque sua consulta no Hospital Ortopédico AACD

Conheça nosso Centro Médico especializado em ortopedia para obter os melhores diagnósticos e tratamentos de acordo com as suas necessidades! Atendemos particulares e diversos planos de saúde.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame