
O ombro é uma das articulações mais móveis do corpo humano e, por isso, está mais suscetível a diferentes patologias ortopédicas.
Neste mini-guia, o Dr. Fernando Tamanaga, especialista em ombro do Hospital Ortopédico AACD, explica sobre as principais doenças que podem acometer o órgão, seus sintomas mais comuns e as opções gerais de tratamento, ajudando você a entender melhor diagnósticos frequentemente utilizados na ortopedia.
Tendinopatia / Tendinite:
O que é
A tendinopatia do ombro ocorre quando os tendões do manguito rotador ou do bíceps sofrem alterações estruturais, geralmente associadas ao uso excessivo, envelhecimento ou sobrecarga da articulação.
Principais causas
Movimentos repetitivos, má postura, sobrecarga mecânica, envelhecimento natural dos tendões e fatores genéticos.
Sintomas mais comuns
- Dor no ombro que pode irradiar para o braço;
- Dificuldade para levantar ou movimentar o braço;
- Sensação de fraqueza ou desconforto persistente.
Tratamento
O tratamento costuma ser conservador, com repouso, fisioterapia, uso de medicamentos e recursos analgésicos. Em casos específicos, quando não há melhora, procedimentos cirúrgicos podem ser indicados.
Lesões do manguito rotador

O que é
As lesões do manguito rotador afetam o conjunto de músculos e tendões responsáveis pela elevação, rotação e estabilidade da articulação do ombro, envolvendo estruturas que conectam o úmero à escápula.
Sintomas mais comuns
Os principais sintomas são:
- Dores no ombro;
- Fraqueza;
- Dificuldade para realizar atividades diárias.
Tratamento
O tratamento depende do tipo e da gravidade da lesão. Em muitos casos, inicia-se com abordagem conservadora, que pode incluir repouso, uso de medicamentos, fisioterapia e infiltrações. Quando não há melhora clínica ou em situações de ruptura parcial ou total do tendão, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.
Lesão labral (SLAP)
O que é
A lesão labral, também chamada de SLAP, é um rasgo no lábio glenoidal, estrutura cartilaginosa em forma de anel que aprofunda a articulação, aumentando a estabilidade, e onde se insere o bíceps.
Sintomas mais comuns
Os principais sintomas característicos da lesão SLAP são:
- Dor ao elevar o braço acima da cabeça;
- Estalos ou rangidos ao movimentar o ombro;
- Sensação de instabilidade no ombro;
- Perda de força súbita no ombro ou sensação de “braço morto”.
Tratamento
O tratamento inicial para a lesão costuma ser conservador, incluindo repouso do membro, fisioterapia e medicamentos prescritos para a dor e processo inflamatório. Quando essas medidas não têm sucesso, a melhor opção é tratar a lesão SLAP com cirurgia por artroscopia.
Capsulite adesiva
O que é
A capsulite adesiva, ou ombro congelado, é a condição que ocasiona a inflamação e endurecimento da cápsula que cobre a articulação do ombro.
Sintomas mais comuns
Os principais sintomas do ombro congelado são:
- Dor ao movimento e em repouso;
- Rigidez e incapacidade de realizar movimentos simples como elevar o braço ou girar o ombro;
- Perda de mobilidade passiva e ativa em todos os sentidos da articulação.
A capsulite é capaz de afetar apenas um dos ombros ou ambos ao mesmo tempo.
Tratamento
Apesar da capsulite ser uma condição de cura espontânea, o tratamento costuma ajudar a diminuir a intensidade e o impacto dos sintomas na vida do paciente. As abordagens conservadoras duram entre 6 e 9 meses e são feitas com: uso de analgésicos e anti-inflamatórios, infiltrações, fisioterapia e bloqueio do nervo supraescapular, responsável por levar as informações sensoriais para o ombro.
Quando ao tratamento não alcança os resultados esperados, a cirurgia vira uma opção.
Instabilidade e luxações recorrentes
O que é
A instabilidade do ombro é uma condição caracterizada por episódios recorrentes de deslocamento da articulação, conhecidos como luxações. Geralmente ela é associada a alterações nos ligamentos, tendões ou estruturas ósseas do ombro.
Sintomas mais comuns
Os principais sintomas da instabilidade do ombro são
- Dor, especialmente ao levantar o braço ou realizar certos movimentos;
- Sensação de deslocamento;
- Fraqueza muscular;
- Rigidez e limitação de movimento;
- Episódios de luxação recorrentes.
Tratamento
Em casos mais leves, o tratamento consiste em fisioterapia, uso de medicação anti-inflamatória e analgésica, modificação de atividades e o uso de imobilizadores.
Quando as opções de tratamento conservador não funcionam como o esperado ou quando há luxações recorrentes, os procedimentos cirúrgicos como o reparo artroscópico, a cirurgia aberta e o procedimento com enxerto ósseo podem ser adotados.
Artrose do ombro
O que é
A artrose é uma doença degenerativa das articulações que afeta a cartilagem que reveste as extremidades dos ossos do ombro. Quando a se desgastar, causa dor, rigidez e inflamação na articulação.
Sintomas mais comuns
Além da dor na articulação afetada, outros sintomas como limitação dos movimentos, claudicações, estalidos dolorosos e deformidades podem aparecer.
Tratamento
Há a possibilidade de tratamento sem a cirurgia, com analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor, fisioterapia, fortalecimento muscular e tratamentos como as as infiltrações com ácido hialurônico.
Já em casos mais graves, onde o procedimento cirúrgico é necessário, a artroplastia do ombro é a mais indicada, por reconstruir a articulação do órgão.
Por Beatriz Freitas Vera Cruz
Atuação do Hospital Ortopédico AACD
O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas de referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

