Lesões no joelho: como identificar problemas nos ossos e cartilagens

Tempo de leitura: 4 minutos
Resumo da notícia:

• Lesões no joelho podem atingir ossos e cartilagens, causando dor, inchaço e limitação nos movimentos.
• Surgem após quedas, torções, esforços repetitivos ou doenças — comuns no esporte e no dia a dia.
• Tratamentos vão de fisioterapia e medicamentos a cirurgias reparadoras em casos mais graves.

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ele reúne ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, trabalhando em conjunto para garantir nossos movimentos do dia a dia — desde subir escadas até praticar esportes de alto impacto.

E, justamente por ser tão exigido, o joelho está sujeito a diferentes tipos de lesões. Entre as mais comuns estão as lesões ósseas e de cartilagem, que podem surgir após quedas, movimentos bruscos, esforços repetitivos ou até doenças específicas.

Mas você sabe como diferenciá-las? Neste blog, o especialista em joelho do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Ricardo Soares, explica sobre os dois tipos de lesões, seus sintomas, causas e tratamentos.

A anatomia do joelho

Ossos que formam o joelhoOs joelhos são formados por quatro ossos principais, sendo eles: a fíbula, a tíbia, a patela e o maior osso do corpo, o fêmur. Na extremidade dos ossos, existem as cartilagens — que funcionam como amortecedores para atrito entre os ossos (cartilagem articular) e os impactos no joelho (meniscos).

Para evitar a movimentação em excesso e ligar os ossos entre si, existem os ligamentos. Enquanto os ligamentos cruzado anterior (LCA) e posterior (LCP) estabilizam os movimentos rotacionais do joelho, os ligamentos colateral medial (LCM) e lateral (LCL) cuidam do arqueamento do joelho.

Para completar essa estrutura, temos os tendões, que ligam os músculos aos ossos e permitem que a força muscular movimente a articulação. Tudo isso forma a articulação do joelho, sendo o ponto de encontro entre todos esses componentes para garantir o movimento.

Conheça mais sobre as lesões no joelho

As lesões na cartilagem

A cartilagem do joelho, por ser uma espécie de pele amortecedora, pode sofrer ruptura de sua estrutura devido a problemas da articulação. Luxação, torção, fraturas, desalinhamentos dos membros ou mesmo por doenças específicas podem aparecer dentre as causas das lesões.

Existem três tipos principais de lesões na cartilagem: enquanto a lesão condral atinge somente a cartilagem, a lesão osteocondral é mais profunda, afetando tanto a cartilagem quanto o osso que fica logo abaixo dela. Já a condropatia patelar é um desgaste específico da cartilagem da patela (a rótula).

Os principais sintomas

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Rigidez;
  • Estalos, cliques ou sensação de atrito (crepitação) no joelho;
  • Sensação de “corpo solto” no joelho;
  • Bloqueio da articulação;
  • Restrição na mobilidade e diminuição da força do joelho.

Os principais tratamentos

O tratamento conservador para as lesões na cartilagem envolve fisioterapia, controle de peso, medicamentos, infiltrações e exercícios adaptados.

Já quando o tratamento conservador não surtir efeito ou em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos também são uma opção. Na osteocondroplastia, perfurações no osso são feitas para estimular o corpo a produzir um novo tecido cartilaginoso. Já na mosaicoplastia, a cartilagem é substituída por amostras de cartilagem retiradas de uma área saudável.

As lesões ósseas

Homem fazendo exercício com dores no joelho

As lesões ósseas referem-se a danos nos ossos que compõem a estrutura do joelho. Essas lesões podem variar de pequenas fraturas a fraturas mais graves e podem ocorrer em qualquer uma das articulações do joelho.

Os principais tipos de lesões ósseas são:

  • Fraturas: quebra de um ou mais ossos que formam o joelho. Ela pode acontecer por três motivos: por estresse (esforço excessivo), por trauma de alta energia (impacto forte) e trauma direto (força externa).
  • Edema ósseo: acúmulo de líquido nas trabéculas ósseas, no interior do osso. Aparece como resposta a uma lesão, como entorses ou lesões de ligamentos.
  • Osteonecrose: quando o suprimento sanguíneo para o fêmur, tíbia ou patela é insuficiente. Em casos graves, a osteonecrose pode evoluir para osteoartrite de joelho, com necessidade de colocação de prótese.
  • Lesão medular óssea: defeitos no osso subcondral no joelho que são visíveis somente nas imagens do exame de ressonância magnética. O mais comum deles é a artrose.
  • Tumores ósseos: crescimento anormal de células no osso do joelho, podendo ser benigno ou maligno.

Entenda mais sobre fraturas ósseas

Os principais sintomas

As lesões podem apresentar diferentes sintomas dependendo da lesão e do grau. Mas os mais comuns são:

  • Dor intensa na área;
  • Inchaço e deformidade na articulação;
  • Incapacidade de suportar peso sobre o joelho afetado e restrição severa na mobilidade;
  • Dor com esforços;
  • Rigidez;
  • Inibição muscular e perda de força.

O tratamento

As opções para o tratamento conservador, além do repouso, são a fisioterapia, a aplicação de gelo para controlar a inflamação, restrição de peso e uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos.

Os casos cirúrgicos só acontecem em casos graves ou quando o paciente não consegue ter a melhora esperada após o tratamento conservador. Dentre os procedimentos, a microfratura procura estimular a regeneração, os transplantes osteocondrais reparam os defeitos, a subcondroplastia cuida dos edemas ósseos, a descompressão óssea em casos de osteonecrose e as cirurgias de fixação ou redução, para o caso de fraturas.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referências no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares.  Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame