Dores no quadril: fatores de riscos e tratamentos

Tempo de leitura: 4 minutos

Você tem dores no quadril que te fazem mancar e você não faz mais as coisas que gosta por causa dela? Dói durante a noite e te faz acordar incomodado e cansado, pois não encontra posição confortável para uma noite de sono tranquila?  As dores no quadril podem aparecer aos poucos com piora progressiva ao decorrer dos anos ou subitamente após um movimento brusco, queda ou infecções, mas as reais causas podem ser mais graves.

Como saber que é hora certa de procurar um médico? Conversamos com o Dr. Marco Rudelli, médico especialista em cirurgia do quadril do Hospital Ortopédico AACD, e nesse blog traremos as respostas das dúvidas sobre as causas, sintomas, fatores de risco e formas de prevenção das dores no quadril. Boa leitura!

O que pode causar a dores no quadril?

Senhora idosa sentada, com dor no quadril

As dores no quadril podem aparecer a qualquer momento da vida e por diversos motivos, podendo ser incapacitantes e levam a piora da qualidade de vida. Confira as principais patologias do quadril:

  • Artrose – Desgaste da cartilagem que protege uma articulação
  • Artrite – Inflamação de uma articulação
  • Ressalto do quadril – Estalos dolorosos ou não, audíveis no quadril
  • Osteonecrose – Morte das células ósseas na cabeça do fêmur
  • Tendinite; -Inflamação dos tendões
  • Bursite – Inflamação da Bursa (membrana interna) do quadril
  • Lesões musculares – contraturas e encurtamentos
  • Fraturas – quebra do osso
  • Infecções Articulares;
  • Tumores Ósseos;

Outras patologias que podem causar dores no quadril

  • Impacto Fêmoro-Acetabular (IFA): Síndrome que acontece em duas situações: em pessoas com frouxidão ligamentar ou em quadril com alterações morfológicas de nascença. Nessas duas condições, há um um impacto anormal entre o fêmur e seu encaixe no quadril (acetábulo).  Esse impacto ao decorrer do tempo pode levae a formação de osso em lugares onde não deveria, causando a dor, limitação do quadril e lesões permanentes nessa articulação.
  • Displasia de quadril: Acontece quando o bebê nasce com quadril mal alocado e fora de seu local original, levando a uma formação insuficiente da articulação do quadril. Em casos leves, podem passar desapercebidos e levam a desgaste precoce da articulação. Já em casos mais graves, a articulação não se forma e o fêmur fica elevado, levando a encurtamento do membro afetado, dor e dificuldade de marcha permanente.
  • Síndrome do Piriforme: Condição rara que ocorre quando o nervo ciático se encontra em constante pressão quando passa abaixo de um músculo encurtado chamado piriforme. O nervo comprimido e inflamado leva a uma dor glútea que irradia como um choque para o restante do membro inferior.
  • Sacroileíte: dor da articulação sacroilíaca, que une os ossos da pelve a coluna. Geralmente a dor está localizada nas costas acima dos glúteos, podendo ser incapacitante, e ocorre por diversos motivos que devem que ser investigados pelo seu médico.

A mais temida causa de dor no quadril, seja por desgaste ou osteonecrose da cabeça femoral , a artrose sintomática se faz necessário uma cirurgia de substituição da articulação chamada prótese de quadril.

Fatores de risco para artrose de quadril

Além o avanço da idade que leva ao desgaste natural da articulação, a morte das células da cabeça femoral (osteonecrose) leva a dores incapacitantes e necessidade de cirurgia para refazer a superfície articular artificialmente. A osteonecrose da cabeça femoral pode ocorrer por uso indevido de corticoide, consumo regular de álcool, traumas e doenças que diminuem o aporte sanguíneo para o osso.  A artrose ou osteoartrite de quadril é mais comum em pessoas idosas, porém podem acontecer em jovens com displasia do quadril, impacto Fêmoro-acetabular e osteonecrose.

Outra causa muito comum que leva a necessidade de artroplastia são as fraturas do colo do fêmur desviadas, que são responsáveis por 50% das internações de idosos em todo mundo. Esse tipo de fratura é 3 vezes mais comum mulheres acima de 60 anos, por conta da osteoporose derivada das mudanças hormonais que ocorrem no sexo feminino após a menopausa.

Principais sintomas da artrose de quadril

  • Dor localizada na região inguinal anterior do quadril;
  • Dificuldade para caminhar ou realizar movimentos simples;
  • Rigidez permanente e progressiva da articulação do quadril;
  • Dificuldades para colocar calçados e realizar longas caminhadas

Tratamentos das diversas causas de dores no quadril

As dores extra articulares costumam ter tratamento conservador. As mais comuns são as tendinites, bursites e ressaltos do quadril. Nesses casos, geralmente está indicado o tratamento clinico com fisioterapia motora, fortalecimento e alongamento. Raramente se faz necessário procedimentos mais invasivos como infiltrações, geralmente indicados quando a falha do tratamento convencional.

O tratamento cirúrgico é mais comum quando a articulação do quadril está afetada, a dor tem piora progressiva, em casos de lesões mais graves, ou quando nenhum dos tratamentos surtirem efeito. A artroplastia, cirurgia que substitui a articulação afetada por uma prótese, é uma das cirurgias mais bem sucedidas da medicina – considerada por especialistas como a cirurgia do século. Existem outras cirurgias que podem ser feitas geralmente em casos de displasias, tumores e lesões que afetam o crescimento ósseo. São elas:

Redução cruenta dos quadris: Técnica cirúrgica geralmente usada em casos de fratura ou luxação congênita de quadril;

Ressecção simples: É utilizada para a retirada de tumores ósseos;

Epifisiodese por segmento:  É utilizada em casos de dismetria de membros, displasias ósseas, distúrbios endócrinos ou hormonais ou trauma e lesões que afetam o crescimento ósseo.

Prevenções

As dicas para prevenir as dores no quadril são muitas e dependem principalmente do médico e paciente acharem o diagnóstico correto. Por isso, procurar um profissional especializado no início dos sintomas é essencial. Do mesmo modo que o diagnóstico pode ser dado, é possível descobrir quais fatores de risco cada paciente tem para evitar o desgaste rápido.

Realizar exercícios físicos com a supervisão profissional, praticar alongamentos, cuidar da alimentação com foco no fortalecimento dos ossos, evitar movimentos repetitivos e posturas erradas também podem ajudar na prevenção.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]
AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame