Artrite: o que é, principais causas, sintomas e tratamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Dores nas articulações do corpo, dificuldade em executar alguns movimentos simples, inchaço e vermelhidão. Caso você esteja com algum desses sintomas, é possível que seu caso seja artrite, e aqui você está no lugar certo para esclarecer as suas dúvidas.

Saiba que esta é uma patologia bastante comum. Há dois tipos principais de artrite: a osteoartrite e a artrite reumatoide.

Dados do Colégio Americano de Reumatologia, publicado no periódico Arthritis & Rheumatology, apontam um importante crescimento de casos de osteoartrite nos últimos 30 anos em todo o mundo, passando de 247,5 milhões em 1990 para cerca de 528 milhões em 2019, uma alta de 113%. No Brasil, aproximadamente 12 milhões de pessoas têm osteoartrite – a incidência é maior na população idosa.

Já no caso da artrite reumatoide, a incidência na população brasileira é entre 0,5% e 1%, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A doença é mais comum em mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos.

Neste blog, você vai saber o que é artrite, as causas, os sintomas e como fazer o tratamento adequado. O Hospital Ortopédico AACD é referência na área e é o Dr. Marco Rudelli, médico ortopedista e especialista em quadril, quem explica o assunto.

O que é artrite?

Artrite é uma patologia que ocorre quando as articulações do corpo estão inflamadas. Essas articulações estão presentes em vários locais do corpo humano, como joelhos, cotovelos, ombros, pés e mãos. Acomete pessoas de todas as idades, homens e mulheres, mas, a depender do tipo de artrite, é mais comum em determinado momento da vida.

A osteoartrite, por exemplo, é mais comum a partir dos 50 anos, mas pode ocorrer também em pessoas mais jovens, normalmente quando há histórico familiar ou lesões articulares prévias. Atinge principalmente mãos, joelhos, coxa, quadril e coluna.

Já a artrite reumatoide se manifesta mais comumente entre os 30 e 50 anos, predominantemente em mulheres. É uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano os tecidos saudáveis. Atinge principalmente mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e coluna.

Quais são as causas da artrite?

A osteoartrite ocorre quando há aumento do conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso. Ocorre naturalmente com o envelhecimento, mas alguns fatores podem aumentar o desgaste, como obesidade, atividade de impacto e exercícios repetitivos. Também podem acontecer a partir de sequelas de algumas doenças, traumas e necrose óssea.

A artrite reumatoide, por sua vez, tem causa desconhecida, mas pode estar associada à genética, infecções e mudanças hormonais.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais comum da osteoartrite é a dor nas articulações. Mas outros também podem ser observados, como rigidez articular (principalmente pela manhã), inchaço, perda de flexibilidade, deformidade e fraqueza muscular.

No caso da artrite reumatoide, além de todos os sintomas listados acima na osteoatrite, existem outros possíveis sinais, como cansaço extremo, febre, perda de apetite e formação de nódulos pelo corpo.

Qual é o tratamento adequado?

No caso da osteoatrite, o tratamento é importante para aliviar as dores e permitir que a pessoa possa levar uma vida normal e saudável, mas não é possível reverter a doença. Exercícios de fortalecimento, como alongamento e aeróbicos, perda de peso, dieta saudável e uso de medicamentos (sempre com orientação médica), como analgésicos e anti-inflamatórios, são algumas possibilidades.

Para a artrite reumatoide, o diagnóstico precoce é fundamental para que se inicie o quanto antes o tratamento e seja possível controlar os sintomas. Uso de medicamentos (com orientação médica), exercícios de fortalecimento muscular e uma dieta saudável podem ser recomendáveis. Em casos mais graves, o descanso das articulações para proteção, com uso de talas e órteses, e cirurgia para substituição da articulação.

3 perguntas comuns

1. A artrite é predominante nas pessoas idosas?

A artrite é uma doença que pode acometer pessoas de todas as idades, mas realmente é mais comum a partir dos 50 anos de idade. A osteoartrite, que é prevalente em adultos mais velhos, é causada pelo desgaste das articulações ao longo do tempo e pela realização de movimentos repetitivos.

2. A artrite é mais comum em mulheres

Sim, principalmente a artrite reumatoide acomete três vezes mais mulheres do que homens. Apesar de não haver uma explicação científica exata, fatores hormonais podem estar entre as causas dessa disparidade, principalmente durante a gravidez e a menopausa.

3. É possível evitar a artrite?

Não é possível evitar completamente a artrite, mas alguns hábitos podem ser importantes para evitar a evolução da patologia. Dieta saudável, atividades físicas, se proteger contra lesões articulares, postura adequada e não fumar e beber bebida alcoólica em excesso são atitudes recomendáveis.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

Com ortopedistas de referência, o Hospital Ortopédico AACD está localizado em São Paulo (SP) e oferece estrutura completa para o tratamento da artrite. Assim, aqui você pode realizar suas consultas, exames, terapias e, se necessário, cirurgia, tudo com a comodidade de acesso no mesmo local.

Focado em Ortopedia, o Hospital preza pela excelência, segurança, tecnologia e qualidade em cada etapa do atendimento. A equipe multidisciplinar é especialista no segmento e focada no cuidado centrado na pessoa. Esse modelo de atendimento do Hospital Ortopédico é sólido e reconhecido pela certificação internacional Planetree na categoria Ouro, comprovando a excelência em humanização. No Brasil, existem apenas duas instituições com essa certificação e a AACD é uma delas.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame