Dores nas articulações: o que são, sintomas e prevenção

Tempo de leitura: 3 minutos

Mulher com dores articulares na mão

Já sentiu dores nas articulações após praticar movimentos repetitivos por um longo período? As famosas “dores nas juntas” são uma patologia caracterizada por ter várias causas e, dependendo do tipo, podem ser progressivas e se prolongarem por bastante tempo.

Porém, qual é a hora de procurar um médico? Nesse blog, o Dr. Marco Rudelli, especialista do Hospital Ortopédico AACD, explica sobre o que são as dores articulares e seus principais sintomas, tratamentos e prevenções.

O que é a dor na articulação?

Também conhecida na linguagem popular como “dor nas juntas”, a articulação entre dois ossos é o ponto de ligação que promovem o movimento dos membros e apêndices do corpo. Todas são cobertas por cartilagens, que são o tecido conjuntivo e estão sempre úmidos pelo líquido articular. A articulação saudável protegida pela cartilagem promove movimento com baixo atrito e sem dor. Porém, com tempo ou por doenças inflamatórias, podem sofrer desgaste a ponto de expor o tecido ósseo. Quando desgastadas ou em lesões musculares agudas com sobrecarga tendínea, as dores acabam aparecendo de forma aguda.

Podemos classificar as dores articulares em quatro tipos:

  • Dores agudas: Surgem de forma repentina. Podem durar dias, semanas até meses. Muitas vezes melhoram sozinhas e são musculares ou tendíneas. O tratamento geralmente requer fortalecimento e alongamento;
  • Dores crônicas: Aparecem aos poucos e de forma progressiva por muitos anos. Elas podem ser causadas por diversos fatores, mas geralmente são por degeneração da articulação e da cartilagem;
  • Dores mecânicas: são mais relacionadas ao movimento repetitivo e ao tempo de uso em uma articulação pouco protegida, ou com alterações anatômicas;
  • Dores inflamatórias: são relacionadas a patologias de inflamação sistêmica como infecções ou de causas reumatológicas como: artrite reumatoide, lúpus sistêmico, síndrome de Sjögren, miopatias autoimunes, artrites infecciosas e doenças microcristalinas.

Causas

As dores nas articulações podem ter causas diferentes. As mais comuns são:

  • Fadiga e lesões musculares periarticulares
  • Movimentos de repetição causando sobrecarga e inflamações
  • Lesões ligamentares (tecidos inelásticos que mantem os ossos próximos)
  • Artrose (destruição da cartilagem das articulações)
  • Artrite (inflação da articulação)
  • Tendinite
  • Infecções que levam a morte das células das cartilagem (condrócitos)
  • Doenças auto imunes como a Fibromialgia

Sintomas

Os sintomas que podem acompanhar a dor são edema, calor local e vermelhidão – sintomas causados pelo maior aporte sanguíneo de células tentando reparar a lesão.

Quadro clínico

Os problemas articulares podem iniciar de diversas maneiras como descrito acima nos tipos de dores, porem geralmente ocorrem de forma aguda ou crônica com:

  • Impotência funcional – ou seja a pessoa não consegue utilizar a articulação acometida levando a claudicação e dificuldade de realizar atividades diárias
  • Rubor, queimação, inchaço ou limitação de movimento da articulação;
  • Pele sensivel, avermelhada, quente próxima à articulação;

Dores articulares x Dores musculares

Como identificar quando as dores são articulares ou musculares? Com os exames físico adequados, o ortopedista consegue fazer essa distinção e propor o tratamento. Já para o paciente essa missão é mais difícil, já que as dores aparecem em regiões próximas e com sintomas semelhantes.

Por que sentimos mais dores articulares no frio?

As dores articulares acontecem mais durante o frio pois, como os vasos sanguíneos ficam contraídos, prejudicam a circulação de sangue.  Além da estrutura dos vasos sofrer alterações, o líquido sinovial que fica dentro das articulações engrossa no frio, o que limita ainda mais os movimentos.

Tratamentos

A depender do grau da lesão e da sua localização, o tratamento conservador geralmente é o mais indicado pra casos de lesões musculares ou tendíneas incompletas – em que não há lesão do tecido cartilaginoso que envolve a articulação. Ele consiste geralmente em fortalecimento e alongamento, além da presença de analgésicos e anti-inflamatórios com orientações do seu médico.

Em casos mais graves onde há destruição articular, rupturas ligamentares graves ou quando tratamento conservador não funciona, existem opções cirúrgicas.  Enquanto a artroplastia substitui mecanicamente as articulações, as infiltrações são utilizadas para aplicar analgésicos exatamente no local da lesão. Já nos casos de cirurgias preservadoras, os transplantes de cartilagem, osteoplastias e microfraturas são as que visam reestabelecer a proteção articular sem necessidade de substituição por prótese mecânicas.

Prevenção

É importante sempre manter uma vida saudável, incluindo exercícios físicos e alongamentos regularmente, alimentação saudável, evitar movimentos em excesso ou repetitivos e a redução do estresse.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame