Dor nas costas é principal causa de afastamentos do trabalho em 2024: saiba mais

Tempo de leitura: 2 minutos
Dor nas Costas

Dores na coluna e hérnia de disco foram as doenças que mais geraram afastamentos do trabalho no Brasil em 2024, segundo o Ministério da Previdência Social. O problema é comum: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas.

São muitos os fatores que podem ocasionar as dor nas costas, como predisposição genética, esforços repetitivos, má postura e sedentarismo. O uso excessivo de dispositivos móveis também pode causar problemas ortopédicos que causam dor e tensão no pescoço e nos ombros, condição conhecida como text neck (“síndrome do pescoço de texto”, em português).

Para as dores prolongadas, que não amenizam com descanso, e associadas a alterações de força e sensibilidade ou febre, recomenda-se procurar um médico. O tratamento é conservador na maioria das vezes, mas há indicações cirúrgicas de acordo com a avaliação do especialista.

Repercussão de dor nas costas na imprensa

O Jornal da Band, da Band TV, e o Jornal da Tarde, da TV Cultura, abordaram a dor nas costas como as maior causa de afastamentos ocupacionais no ano passado. Dr. Alexandre Fogaça, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, concedeu entrevistas nas reportagens sobre o tema.

Em São Paulo, os atendimentos de dores nas costas aumentaram 10,8% na rede municipal de saúde. O dado foi gancho de matéria no SP1, da TV Globo, que contou com entrevista do Dr. Alexander Rossato, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD.

Marque sua consulta no Hospital Ortopédico AACD

Conheça nosso Centro Médico especializado em ortopedia para obter os melhores diagnósticos e tratamentos de acordo com as suas necessidades! Atendemos particulares e diversos planos de saúde.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame