Embora seja uma das peças preferidas dos enxovais, muitos pais e responsáveis têm dúvidas se bebês devem usar sapatos. Por mais que existam diversas opções de cores e modelos únicos, não, o uso de sapatos não é indicado para bebês até que aprendem a caminhar descalços.
E sabe por que é importante deixar os pés dos bebês livres? Segundo o Dr. Mauro Morais, ortopedista pediátrico no Hospital Ortopédico AACD, a musculatura do bebê se desenvolve melhor com os pés livres. Ou seja, quando você ver um bebê tocando, apertando e algumas vezes até mesmo levando os pés à boca, significa que o bebê está em seu pleno processo de conhecimento corporal.
O uso de sapatos em bebês também pode prejudicar o equilíbrio daqueles que estão na fase de aprender a ficar de pé, interferindo na capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo. Esse termo, na Ortopedia, é conhecido como “propriocepção”.
Desse modo, o melhor calçado para os bebês usarem nessa fase, em que estão ensaiando os primeiros passos, são os pés descalços mesmo. Assim, os bebês desenvolverão naturalmente a coordenação motora adequada, sentindo e explorando a superfície com os próprios pés até que a marcha fique cada vez mais refinada e o bebê consiga andar sem dificuldades.
Quando bebês devem usar sapatos?
Geralmente, a melhor hora para bebês usarem sapatos é por volta do primeiro ano de vida, quando a criança começa a frequentar ambientes fora de casa. Mas mesmo nesse momento os pais devem redobrar a atenção sobre o modelo dos sapatos, sandálias ou tênis.
Muitos pais e responsáveis acreditam que comprar calçados de um ou dois números maiores é um bom negócio. Porém, o ideal é um calçado do tamanho adequado ao pé do bebê. Uma dica é medir o tamanho do pé do bebê pela palmilha interna do calçado e observar se sobra no máximo um dedo em relação aos dedos e a frente do pé.
Além disso, os calçados devem ter um apoio firme nos calcanhares e flexibilidade para a musculatura do bebê trabalhar.
Mesmo nessa fase, os bebês devem continuar a ser estimulados a revezar os períodos de uso de calçado e de pés descalços. E ainda tem muitos pais e responsáveis que se preocupam em levar o bebê até um ambiente sem obstáculos. No entanto, terrenos irregulares auxiliam o bebê a desenvolver o equilíbrio.
Atuação do Hospital Ortopédico AACD
A Ortopedia Pediátrica é uma das especialidades na qual o Hospital Ortopédico AACD é referência no atendimento. Conte com a expertise dos nossos profissionais para tratar casos de baixa, média e alta complexidades. Agende uma consulta com hora marcada ligando para o telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outra forma de agendar uma consulta é pelo WhatsApp (11) 5576-0777. Atendemos diversos planos de saúde e particular.