Pé chato x Pé cavo: quais as principais diferenças e tratamentos?

Nesse blog, entenda as diferenças e semelhanças entre as patologias pé chato e pé cavo, seus sintomas e como tratá-las da melhor forma!
Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou o porquê de o pé das crianças serem planos? A resposta é a própria anatomia do corpo humano. O desenvolvimento dos arcos dos pés acontece a partir dos dois anos de idade de maneira espontânea, junto com o crescimento da criança.

Porém, quando o desenvolvimento do arco dos pés pode virar um problema? Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, a preocupação precisa surgir apenas em casos de dores constantes, deformidades aparentes ou perda da curvatura entre os 8 e 9 anos de idade.

Nesse blog, entenda as diferenças e semelhanças entre as duas patologias, seus sintomas e como tratá-las da melhor forma!

O que é pé chato?

O pé chato é quando o arco dos pés não se desenvolve e fica plano, o que aumenta o contato e impacto da planta do pé com o solo. A sensibilidade na planta do pé, tornozelos ou pernas pode ocasionar a falta de equilíbrio, mudanças na forma de andar, inchaço nos pés ou tornozelos e sensação de rigidez.

Além de em alguns casos aparecerem como uma patologia hereditária, lesões no pé ou no tornozelo, doenças do sistema nervoso ou muscular, coalizão tarsal e outros fatores de risco como diabetes, hiperlaxidez ligamentar e obesidade podem ocasionar ou aumentar o risco de desenvolvimento do pé chato.

O que é pé cavo?

Enquanto o pé chato tem a sola do pé plana, o pé cavo é quando o arco tem um aumento excessivo, elevando o calcanhar e a parte frontal do pé. Além da redução da capacidade em absorver os impactos, alguns problemas têm mais chances de surgir, como fascite plantar ou dor no calcanhar.

Além da hereditariedade ser uma possível causa, distúrbios neurológicos como AVC, Paralisia Cerebral e Distrofia Muscular, Doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) e Poliomielite também podem aparecer como motivadores.

Os principais sintomas

Apesar das duas patologias serem opostas, os sintomas das duas podem ser bem parecidos. No caso do pé chato, os principais sintomas são:

  • Dor ou sensibilidade na planta do pé, tornozelos ou pernas;
  • Calcanhares e tornozelos que inclinam internamente;
  • Mudanças na forma de andar;
  • Edema (inchaço) nos pés ou tornozelos;
  • Sensação de rigidez no pé;

Já nos casos de pé cavo, a pisada diferente faz com que a maioria dos pacientes tenham os seguintes sintomas:

  • Pisada “torta”;
  • Desenvolvimento de calos na região do calcanhar, lateral e do ante pé (metatarsos);
  • Dores e edema no tornozelo e no pé;
  • Deformidades nos dedos menores, inclusive dedos em garra;
  • Dor e cansaço ao ficar em pé ou andar distâncias não tão grandes.

Quando procurar um ortopedista pediátrico?

No caso de pé chatos identificados ainda na infância, os pais devem buscar um ortopedista pediátrico caso as queixas de dores forem constantes, houver alterações na postura ou caminhada ou deformidades acentuadas.

Em casos identificados em adultos, o ortopedista deve ser consultado quando houverem: dores constantes na coluna, calcanhar, pés e joelhos, problemas na articulação do joelho, desgaste irregular do calçado, inchaço e rigidez.

No caso de pés cavos, deve-se procurar um ortopedista na presença de dores ou quando as lesões nos pés e tornozelos forem frequentes.

Os tratamentos

Apesar das duas patologias serem completamente opostas, o tratamento das duas é muito semelhante. E nenhum deles envolve as famosas botinhas ortopédicas. Segundo o Dr. Alexandre Zuccon, ortopedista pediátrico do Hospital Ortopédico AACD, apesar de sapatos ortopédicos e específicos ajudarem na diminuição de dores e incômodo, as botas não corrigem casos de pé chato e pé cavo.

Os tratamentos mais comuns são: acompanhamento médico para avaliar e acompanhar em caso de aumento de dor, uso de palmilhas e sapatos ortopédicos e fisioterapia para ajudar na musculatura dos pés.

Apesar de não ser tão usual, os casos mais graves ou que não têm melhora significativa com os tratamentos. A cirurgia também é uma opção, com o realinhamento e o reposicionamento dos ossos e a verificação se é necessário fazer algum procedimento nos tendões, articulações, músculos e nos dedos do pé.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista pediátrico. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame