Lesão no joelho: preciso de cirurgia?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sentiu o joelho após uma entrada mais dura no futebol? A primeira reação deve ser: procure um médico ortopedista o mais rápido possível. Além de examinar e investigar a razão da dor, os exames podem ajudar no diagnóstico rápido e tratamento ainda mais eficaz.

Alguns sintomas como a aparição de deformidades, hematomas, inchaço e, principalmente, dificuldade de apoiar ou esticar o joelho podem indicar lesões diferentes. Nesse blog, o Dr. Rodrigo Zuccon, médico especialista do Hospital Ortopédico AACD, explica sobre as principais lesões que podem acontecer no joelho: fratura de ossos, rompimento de ligamento e fratura do menisco.

O que é uma fratura no joelho?

Ossos do joelho de uma pessoa em movimento

 

A fratura no joelho acontece quando há uma quebra de um ou mais ossos que fazem parte do joelho. São eles: fêmur, tíbia, fíbula e patela.

Tratamentos

O tratamento da fratura depende muito do grau de cada lesão, da capacidade de cicatrização, da intensidade que o paciente pratica atividades físicas e dos sintomas de instabilidade ou falseio no joelho.

Em casos de lesões menos graves, geralmente a imobilização com gesso ou talas e a redução manual da fratura são suficientes para o tratamento. Entretanto, em casos de lesões mais graves, a cirurgia para a realocação dos ossos em sua posição habitual e imobilização da área para a recuperação do osso pode ser a melhor opção.

Além da fratura, a lesão pode ocorrer ao mesmo tempo que uma lesão ligamentar ou do menisco.

O que é a lesão ligamentar?

Homem com dor no joelho sentado em uma escada

Além dos ossos, o joelho é formado por diversas articulações e ligamentos, que são estruturas fibrosas responsáveis por estabilizar as articulações e ligar os ossos entre si. Quando eles são esticados além de sua capacidade, eles podem se romper parcialmente ou totalmente, gerando a lesão ligamentar.

Principais sintomas

  • dor intensa;
  • inchaço;
  • instabilidade articular;
  • dificuldade em aguentar o peso.

Quais são os principais ligamentos?

  • LCA: o ligamento cruzado anterior fica na parte central do joelho, que faz estabilização anterior e rotacional da articulação.
  • LCL: o ligamento colateral lateral é o principal ligamento da parte lateral (externa) do joelho por ser o responsável por estabilizar o movimento do joelho arqueado para fora.
  • Ligamento patelar (tendão patelar): É o ligamento responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa, permitindo o movimento de extensão do joelho (movimento de esticar).
  • LAL: A lesão do ligamento anterolateral do joelho acontece geralmente em conjunto com a do LCA.
  • LCP: o ligamento cruzado posterior é na parte central do joelho, que faz a estabilização posterior da articulação.
  • LCM: o ligamento colateral medial é o principal ligamento da parte medial (interna) do joelho.
  • LPM: Ligamento patelofemoral medial é o principal estabilizador da patela (rótula). O ligamento patelofemoral medial é rompido quando há uma luxação na patela.

As principais causas

  • trauma direto: impacto violento ou colisão.
  • Torção excessiva: movimentos bruscos que forçam a articulação além de sua amplitude normal de movimento.
  • hiperextensão: acontece quando a articulação é estendida além de sua faixa normal de movimento.

Quando precisa de cirurgia?

Assim como na fratura, depende do grau de cada lesão. Entretanto, as cirurgias acontecem mais quando as lesões são no LCA, LCL, ligamento patelar e LAL.

Enquanto a lesão acontecer isoladamente nos ligamentos LCP, LCM e LPM, o tratamento conservador normalmente é o mais indicado, com imobilização e fisioterapia. Caso ela acontecer combinada com outro ligamento ou uma fratura, a cirurgia é o tratamento mais recomendado.

O que é o menisco?

O menisco é a junção de duas cartilagens que amortecem o encontro entre o fêmur e a tíbia na articulação do joelho. Seu rompimento pode ocorrer verticalmente, geralmente a partir de um trauma agudo, e horizontalmente, normalmente de natureza degenerativa.

Principais sintomas

  • dor;
  • rigidez e inchaço;
  • bloqueio ou travamento do joelho;
  • sensação de que o joelho está “falseando”;
  • incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.
  • Se não tratar a ruptura, o joelho pode falsear, estalar ou travar por conta dos pedaços de menisco soltos pela articulação.

Principais causas

As rupturas agudas de menisco geralmente ocorrem durante a prática esportiva, especialmente quando os atletas torcem o joelho ao agachar ou quando há contato direto, como em choques contra o adversário.

Pessoas mais idosas têm maior probabilidade de desenvolver rupturas de menisco degenerativas. À medida que a cartilagem se enfraquecendo e ficando mais fina, o tecido envelhecido e desgastado é mais propenso a rupturas.

Tratamentos da lesão meniscal

O tratamento da lesão meniscal pode variar conforme o grau da lesão e a idade do paciente. Geralmente, quando o paciente é idoso, o tratamento conservador é o mais aplicado com repouso, fisioterapia, gelo e compressão e injeção de corticoides.

Em casos de lesões mais graves, o médico pode recorrer para as opções cirúrgicas como a artroscopia e a meniscectomia.

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame