Artrose: o que é, principais causas e tratamentos

Tempo de leitura: 3 minutos
Resumo da notícia:

• Artrose afeta cerca de 15 milhões de brasileiros e pode causar dor, limitação de movimentos e deformidades nas articulações
• A osteoartrite tem causas multifatoriais, como envelhecimento, obesidade, lesões e histórico familiar
• Os tratamentos incluem analgésicos, fisioterapia, perda de peso em casos específicos e cirurgias como a artroplastia, dependendo da gravidade do caso

Está com dor em alguma das articulações do corpo que está limitando os movimentos? Se a resposta for sim, é possível que seja artrose.

Também conhecida como osteoartrite, a patologia afeta cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). No entanto, ela não é comum apenas no Brasil. De acordo com o estudo do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde, da Universidade de Washington (EUA), aproximadamente 1 bilhão de pessoas sofrerá com artrose em 2050.

Já um levantamento do Colégio Americano de Reumatologia, publicado em 2022, analisou a patologia entre 1990 e 2019 e indicou que houve o salto de 113,25% na incidência no período, passando de 247,51 milhões para 527,81 milhões de casos no mundo.

Qual a hora de procurar um médico? Neste post, a especialista do Hospital Ortopédico AACD Dr. Marco Rudelli explica o que é a artrose, seus principais sintomas, causas e tratamentos.

O que é artrose?

Mulher sentada na cadeira de rodas com dores no joelho

Em síntese, a artrose é causada pelo desgaste completo de certas áreas da cartilagem de uma articulação. Esse desgaste pode ocorrer naturalmente, com decorrer dos anos, ou mais rapidamente em processos inflamatórios articulares.

Com a cartilagem afetada desgastada – que funciona como um protetor e um amortecedor da articulação – inicia-se um atrito da camada óssea profunda abaixo da cartilagem, o que causa dor e irritação progressiva na parte afetada. A osteoartrite é mais comum em articulações como as do joelho, mãos, coluna e quadril.

Saiba mais sobre dores nas articulações

Existem dois principais tipos de osteoartrite: a primária,  que ocorre naturalmente com desgaste ao passar dos anos e com uso normal da articulação geralmente na terceira idade; já a  secundária pode ser resultado de alterações anatômicas da infância, como a displasia do desenvolvimento do quadril, doença de Legg-Calve-Perthes, doenças reumatológicas, infecções ou medicamentos. Ou seja, é um tipo de artrose derivada de doenças pré-existentes.

As principais causas

A artrose pode ser resultado de um ou vários fatores combinados. Dentre eles estão:

  • Envelhecimento
  • Histórico familiar
  • Lesões
  • Obesidade
  • Atividades que podem sobrecarregar as articulações
  • Movimentos repetitivos
  • Doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide
  • Disfunções metabólicas, como hemocromatose ou gota
  • Deformidades articulares congênitas
  • Infecções articulares anteriores

Os principais sintomas

Apesar do sintoma mais comum ser a dor na articulação afetada, outros sintomas podem aparecer como: limitação dos movimentos, claudicações, estalidos dolorosos e deformidades.

Como identificar

Caso os desconfortos articulares fiquem mais intensos após um período na mesma posição, piorando em dias frios, após exercícios físicos, ou com determinados movimentos, podem ser sinais para procurar um especialista.

Tratamentos

Há a possibilidade de tratamento conservador com analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor, fisioterapia e fortalecimento muscular e, em casos de obesidade, a perda de peso pode auxiliar.

Já em casos graves, onde a cirurgia é necessária, alguns procedimentos são capazes de tratar essas dores:

  • Artroplastia total de joelho e quadril:  feita para substituir as articulações de joelho e quadril que estiverem danificadas por uma prótese.
  • Osteotomias: técnica cirúrgica usada para reposicionar áreas saldáveis da articulação para área de carga seja do quadril ou joelho.
  • Denervações percutâneas: o procedimento é feito por agulhas, que são colocadas em lugares específicos perto de nervos que dessensibilizam a articulação
  • Artrodese: o método de tratamento cirúrgico que funde a articulação juntando o fêmur com ilíaco, técnica essa realizada no passado em pacientes jovens e trabalhadores braçais, já abandonada pela medicina após avanço dos materiais protéticos e aumento da longevidade dos implantes atuais
  • Infiltrações articulares: procedimento geralmente paliativos com intuito de diagnostico ou para amenizar dores articulares que ainda não justificam uma cirurgia maior

Atuação do Hospital Ortopédico AACD

O Hospital Ortopédico AACD é o lugar ideal para você que busca agendar consulta com um ortopedista. Com especialistas referência no segmento, o Hospital atende planos de saúde e de forma particular. Também temos condições especiais para cirurgias particulares. Agende sua consulta com hora marcada pelo telefone (11) 5576-0777 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo WhatsApp.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame