AACD apresenta dois pôsteres no Conahp e participa de publicação sobre ESG da Anahp

Tempo de leitura: 3 minutos

A participação da AACD no Conahp foi marcada por dois trabalhos aceitos no evento e pelo lançamento do e-book “ESG nos Hospitais – Anahp 2023: Resultados & Boas Práticas”. Na publicação, a AACD apresentou três cases sobre iniciativas de ESG com resultados consolidados

A AACD participou nos dias 18 e 19 de outubro do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp)uma realização da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). A Instituição foi aprovada com dois trabalhos na Sessão Pôster, que destaca boas práticas hospitalares e conta com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) na curadoria dos pôsteres inscritos.

Foram apresentados na Sessão Pôster os resultados de duas experiências bem sucedidas. A primeira abordou os cuidados centrados na pessoa na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ortopédico AACD e o impacto no Net Promoter Score (NPS). O NPS é um dos mais consolidados indicadores utilizados para mensurar a satisfação e atendimento ao cliente, dessa forma, um sinalizador importante para os serviços de saúde.

Como resultado, o trabalho identificou que a implantação de medidas de humanização atrelada a um indicador, que engloba dados numéricos, evidencia a experiência do paciente na Instituição. Afinal, para além dos indicadores assistenciais de qualidade, é primordial possibilitar que a experiência do paciente também seja valorosa. E uma ferramenta que possibilita essa visão, em números, é, de fato, um valioso norteador.

Já o segundo pôster exibiu o relato de experiência com relação ao fluxo de resposta à violência sofrida por profissionais da saúde. O trabalho concluiu que a adoção do fluxo de resposta a situações de violência sofrida pelo colaborador tem sido uma estratégia eficaz para uma intervenção precoce. Dessa forma, com a atenuação da gravidade dos casos relatados, a AACD vem cumprindo o objetivo de promover um ambiente laboral sadio para seus profissionais.

Galeria de fotos

 

Participação da AACD no e-book “ESG nos Hospitais”

Entre a agenda de palestras do evento, foi lançado o e-book “ESG nos Hospitais – Anahp 2023: Resultados & Boas Práticas”O e-book compila as principais ações e projetos de governança, ambientais e sociais desenvolvidos pelos hospitais associados à entidade.

A publicação reúne mais de 130 projetos detalhados. Desse total, 3 cases são da AACD, associada da Anahp desde 2014. No e-book, o Hospital Ortopédico AACD abordou os seguintes cases:

  • Amigo do Meio Ambiente | Pilar Gestão de Resíduos (E do ESG):

O “Amigo do Meio Ambiente” tem como objetivo a organização e estruturação da gestão de resíduos da AACD, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e as legislações vigentes. Além dos benefícios relacionados à sustentabilidade, o programa promove alinhamento e engajamento do público da instituição por meio de aprendizado contínuo. Isso colabora para uma cultura organizacional consciente, que busca constante e incessantemente minimizar os impactos ambientais e dar um novo destino aos resíduos gerados.

Além do “Amigo do Meio Ambiente”, a AACD é signatária do Pacto Global desde 2012. Assim, está sempre disposta a encontrar novas formas de tornar a sua gestão de resíduos ainda mais sustentável e eficaz.

  • Operação Baixas Temperaturas | Pilar Humanização na Prestação de Serviços (S do ESG):

A AACD junto com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura da Sé, realiza, há três anos, o projeto “Operação Baixas Temperaturas”. A iniciativa social busca garantir a proteção e a defesa civil de pessoas em situação de rua através da lavagem de cobertores recolhidos em vias públicas na região central da cidade de São Paulo.

A unidade Ibirapuera da instituição reserva parte do período da manhã, durante os três meses de inverno, para atender essa demanda. O projeto não beneficia só pessoas em vulnerabilidade. Por outro lado, também contribui para a preservação do meio ambiente ao evitar o descarte dos cobertores e colabora para a eficiência da lavanderia
da AACD ao otimizar os seus custos de operação.

  • Gestão de Risco Corporativo | Pilar Compliance (G do ESG):

A AACD reconhece que o gerenciamento dos riscos é um forte instrumento para a perenidade da organização. Além disso, consequentemente, é um instrumento também para a consecução do seu compromisso social. Nesse sentido, instituiu a Política e Procedimentos para Gestão de Risco Corporativo desde 2017. A revisão dos riscos corporativos é periódica, com forte conexão com o acompanhamento dos resultados do BSC (Balanced Scorecard).

 

Equipe multidisciplinar da AACD marca presença expressiva no Conahp

A AACD contou com uma grande participação no Conahp 2023. Profissionais de diversas áreas da Instituição e de unidades espalhadas pelo Brasil marcaram presença nesta edição do Congresso. Foram mais de 40 profissionais que trabalham nas unidades de São Paulo, OsascoMogi das CruzesRecifePorto Alegre e Uberlândia.

As áreas representadas também foram as mais diversas – profissionais da parte clínica (médicos, enfermeiros, terapeutas), Oficina Ortopédica, Qualidade, Recursos Humanos, Jurídico, Ensino e Pesquisa, Financeiro, Inovação e Tecnologia, TI, Voluntariado, Compliance, Infraestrutura, Suprimentos, Clico de Receitas, Contabilidade, Operações, entre outros.

Siga acompanhando mais atualizações sobre a AACD na aba Notícias.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame