Férias escolares e acidentes ortopédicos: especialista da AACD alerta para cuidados e tratamento

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com as férias escolares, a incidência de acidentes ortopédicos com crianças e jovens tende a aumentar. O Dr. Mauro César de Morais Filho (CRM. 90439), médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, alerta que atividades em águas rasas, brincadeiras em lugares altos e esportes sem o devido cuidado podem levar a esses episódios.

“É comum que aconteçam mais traumas nesse período de férias escolares, seja de membros superiores ou inferiores. A depender da queda ou qualquer que seja o evento, pode-se gerar sequelas para o resto da vida e necessitar de reabilitação ortopédica. Por isso, o envolvimento e orientação dos responsáveis é indispensável. Lugares de lazer também devem pensar em ações de comunicação para conscientização”, comenta.

O médico do Hospital Ortopédico AACD ainda alerta que, se houver lesões, é importante perceber os principais sinais, como inchaço, luxações e dores. Se o trauma for grave, ele indica ser fundamental fazer o encaminhamento hospitalar.

Qual o tratamento?  

Segundo o especialista, o tratamento depende da idade e da lesão do paciente, já que são muitos fatores determinam o que será realizado. Por exemplo, se for uma lesão leve, o paciente pode se tratar em casa com medicamento para dor, gelo no local para reduzir o inchaço e repouso até o quadro melhorar. Por outro lado, em situações mais graves, pode haver necessidade de cirurgia ortopédica para a correção da fratura e processo de reabilitação. Em todos os casos, o acompanhamento médico é fundamental para qualquer situação, independentemente da gravidade.

E você, já acompanha o Hospital Ortopédico AACD nas redes sociais? Siga o perfil oficial no Instagram e mantenha-se atualizado.

Para continuar a leitura, acesse a aba Notícias em nosso site.

AACD

É muito fácil agendar
sua consulta e exame